Sobre o Curso
Este curso fornece um conhecimento essencial para profissionais de todas as áreas de atuação que querem entender os conceitos, fundamentos, termos, técnicas e tecnologias envolvidas no gerenciamento de processos de negócio usando BPM, BPMN e as técnicas do Babok 3.0 (Guia de referência do Analista de Negócios). Além de estar capacitado a realizar os exames de certificação OCEB-OMG em BPMN e Business Analysis IIBA.
Perguntas Comuns
O que é um analista de negócios?
O analista de negócios busca as melhores oportunidades de negócio, analisa tendências, cria novos produtos, recria produtos existentes, está sempre preocupado em encontrar novos caminhos para a empresa. Ele está em permanente contato com o cliente e os donos do negócio.
O analista de negócios, na nova abordagem da O&P (organizações e processos), antigo O&M (organizações e métodos), vem de maneira a complementar o analista de processos e o analista de sistemas. Os três tipos de analistas diferentes não devem ser confundidos entre si, não são mutuamente exclusivos e eles podem se complementar naquilo que têm de melhor.
Fundalmentalmente, esta função está atrelada ao conhecimento e facilidade em lidar com negócios, assim como descrita acima, mas muito focada nos recursos de TI e de Sistemas (em toda sua extensão) para poder prover soluções exequíveis para um atingir um determinado objetivo.
O que é mapeamento de processos?
O Mapeamento de Processos objetiva captar as atividades relativas a determinado processo da empresa cliente, organizá-las em ordem funcional, gerando um fluxograma de atividades, havendo uma posterior descrição em relação às tarefas, responsáveis, duração, freqüência etc.
O que é gerenciamento de processos de negócio?
O Gerenciamento de Processos de Negócio ou Gestão de Processos de Negócio (em inglês Business Process Management ou BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
Analista de Negócios de TI com Base no Babok 3.0
- Funções Analista de Negócios de TI
- Formação
- Habilidades
- Responsabilidades
- Fundamentos BABok 3.0 ? Business Analysis Body of Knowledge
- Gestão de Negócios
- Pressões sobre as organizações, processos, sub-processos, macro-processos e rede de processos
- Comparação entre estrutura por processos e estrutura organizacional
- Gestão por processos e papel da informatização
- Processos x Estratégia.
- Mapeamento, modelagem, documentação, registro e controle dos processos.
- Gestão estratégica x Gestão empresarial
- Ações para controlar os processos
- Relação entre os processos e as áreas da empresa, ferramentas para análise dos processos do negócio:
- Fluxogramas funcional e físico, análise de tempos, qualidade, custos e valor agregado, melhoria dos processos.
- Gerenciamento: monitoramento dos processos, análise do desempenho dos processos usando cartas de controle, envolvimento da pessoas, processo de mudança, desenvolvimento de novos processos.
- Fundamentos de Engenharia de Requisitos e Análise de Requisitos
BPMN 2.0 – ANALISTA DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
Este curso é preparatório exame oficial do OMG – Certified Expert in BPM ? Fundamental.
Módulo 1 – Introdução ao BPM e Programa de certificação do OMG
- Visão geral do BPM, principais elementos e razões para adotá-lo. Apresentação do programa de certificação OMG Certified Expert in BPM e outras certificações relacionadas com o tema deste curso.
Módulo 2 – Metas e Objetivos de Negócios
- Principais funções de uma empresa, habilidades necessárias para os gestores, conceitos relacionados à gestão de operações e análises financeiras, visão geral do processo de planejamento estratégico e relacionamento com marketing, gerenciamento de projetos e recursos humanos. Neste módulo será realizado um exercício de elaboração de Cadeia de Valor.
Módulo 3 – Conceitos e Fundamentos do Processo de Negócio
- Conceitos de processos, elementos de um processo, características de processos, tipos de processos, descoberta e modelagem de processos de negócio, As-Is vs. To-Be, níveis de modelagem de processos de negócio, visão geral de notações, o que identificar na descoberta de processos, abordagens para a descoberta de processos, quais ferramentas utilizar no suporte à modelagem de processos. Durante este módulo serão realizados exercícios práticos de modelagem de processos AS-IS e TO-BE.
Módulo 4 – Fundamentos do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM)
- Contexto histórico do gerenciamento de processos, principais ondas, estilos de gerenciamento de processos (BPR, TQM, Seis Sigma e BPM), princípios e práticas do BPM, organização funcional vs. centrada em processos, papel do dono de processos, papéis e responsabilidades dos stakeholders, tecnologias para gerenciamento de processos (BPMS, SOA).
Módulo 5 – Modelagem de Negócio
- Elementos do modelo de motivação do negócio (BMM): visão, metas e objetivos de negócio, meios e fins, aspectos da modelagem de negócio.
Módulo 6 – Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN 2.0
- Fundamentos da BPMN 2.0, principais elementos de diagrama, atividades e decomposição, eventos, gateways, fluxo de sequência, piscinas e raias, artefatos, diferenças entre Fluxo sequencial e paralelo.
Módulo 7 – Habilidades de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN 2.0
- Tipos de modelos em BPMN 2.0, atividades e subprocessos, eventos de início e fim, eventos Intermediários simples (Mensagem e Timer), lógica dos gateways
Módulo 8 – Frameworks e modelos para processos, qualidade, governança e métricas
- <li style="margin: 0px 0px 0px 25px; padding: 0px; vertical-align: baseline; list-style: disc; resize: none; border: none; font-variant-numeric: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-alternates: normal; font-kerning: auto; font-optical-sizing: auto; font-featur